Embora, nos últimos dias, a atenção da Microsoft esteja totalmente na próxima versão do seu sistema operativo, a verdade é que o Windows 10 ainda é o sistema mais importante. A sua utilização encontra-se disseminada e a gigante tecnologia comprovou que não está abandonado, lançando uma nova atualização.
Nova atualização
A Microsoft também está concentrada em oferecer maior estabilidade, acabar com um sistema lento e terminar com o problema de desempenho. Assim sendo, no mês de setembro, a Microsoft lançou as atualizações KB5005565 e KB5005101. No entanto, rapidamente, essas atualizações para o sistema operativo atual da Microsoft revelaram-se uma dor de cabeça para os utilizadores. Aliás, a própria Microsoft admitiu que poderiam trazer problemas para as aplicações dos utilizadores e tornavam os sistemas instáveis.
Solução
Para resolver este problema, a gigante tecnológica lançou uma nova atualização. Resolve as situações descritas acima e, se preferires, podes aplicar uma das soluções abaixo, consoante a versão do sistema.
Windows Sever 2022:
reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement
Windows 10, version 1909:
reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 928713355 /t REG_DWORD /d 0 /f
Windows 10, version 2004, version 20H2, version 21H1:
reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 2767781516 /t REG_DWORD /d 0 /f
Windows 10, version 1809, Windows Server 2019:
reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement
Problema de estabilidade
A Microsoft reconheceu o problema e admitiu que se encontrava ativos nos utilizadores que utilizam a funcionalidade Exploit Protection Export Address Filtering (EAF). Para resolver, a Microft apostou no recurso Known Issue Rollback, o qual é o resultado da avaliação da telemetria dos computadores e permite detetar potenciais problemas com as atualizações.