Atualmente, as redes sociais mais utilizadas no Mundo são Facebook, TikTok, Twitter, Instagram e Youtube. Sabemos que não se ganha dinheiro só com publicidade, uma vez que os criadores de conteúdo também conseguem €€€ e, aliás, basta vermos que há pessoas que só vivem do Youtube. Agora, o TikTok e o Instagram iniciaram testes que permitam aos criadores de conteúdo cobrarem subscrições aos seus fãs, com o objetivo de terem acesso total aos seus conteúdos (exemplo do estilo do Patron).
Testes do Instagram
Com apenas 10 criadores de conteúdo dos EUA, o Instagram encontra-se a testar diversas funcionalidades. Inicialmente, os valores são baixos e, sendo uma fase de testes, há subscrições com vários níveis que iniciam nos 0,99$ até aos 99,99$ por mês. A ideia é os subscritores terem acesso a Stories e Live Videos exclusivo, serem alertados para transmissões exclusivas (aí a audiência será naturalmente menor e haverá a oportunidade de estar mais conectado com o criador). Além disso, os subscritores também terão badges especiais, sendo que os roxos serão destacados nos comentários.
TikTok também avança com subscrições
A rede social que também já começou a explorar as subscrições foi o TikTok. “Estamos sempre a pensar em novas maneiras de agregar valor à nossa comunidade e enriquecer a experiência do TikTok”, avança um porta-voz da empresa. Recorda-te que, em 2020, esta rede social anunciou um fundo de US$ 200 milhões para apoiar os criadores de conteúdo.