Os conteúdos online que mais atenção tiveram das crianças nas férias deste verão foram o Tik Tok e o Youtube, avança o estudo da Kaspersky Safe Kids. Não só conseguiu superar o WhatsApp, como também o popular Instagram.
Verão
O verão é o melhor momento para relaxar e, também é nesse período, que as crianças têm mais tempo para consumir conteúdos, nomeadamente comunicar com os amigos, assistir a vídeos, jogar online e visualizar blogs. Ora, em Portugal, as crianças portuguesas dedicaram a maior parte do tempo a pesquisar vídeos no Youtube (29,62%), depois seguiu-se o Tik Tok (18,17%) e, para completar o pódio, ficou o WhatsApp (12,71%).
Interesses das crianças
A nível mundial, as crianças mostraram maior interesse em vídeos do Youtube relacionados com videojogos (32,3%). Seguidamente, o interesse do universo juvenil foi a música que obteve 18,4% de pesquisas no Youtube. Curiosamente, o tema “Festival da Eurovisão” também foi muito popular junto dos jovens. E, também há a destacar, a popularidade extraordinária dos novos brinquedos da Pop It e Simples Dimple. Aliás, até a música que promove o brinquedo se tornou viral no Tik Tok!
Outras tendências
A investigação evidencia que as crianças não mudam as suas preferências com frequência e continuam a ver o mesmo tipo de conteúdo, mesmo que os protagonistas se alterem. Por exemplo, os artistas de rock italianos Maneskin substituíram os BTS, e o jogo Friday Night Funkin’ superou o Among Us. Os números revelam também que a música interessa mais às crianças do que os desportos, hoje em dia. Nem mesmo eventos mundiais como o Euro 2020 ou os Jogos Olímpicos de Tóquio conseguiram captar a sua atenção.
Anna Larkina, especialista em análise de conteúdo web da Kaspersky