TECNOLOGIA

Starlink Internet por satélite de Elon Musk disponível em Portugal

Starlink, internet por satélite da empresa do grupo Spacex fundada pelo Elon Musk, já está a fornecer serviço em Portugal desde final de Junho deste ano.

De acordo com o site da empresa, todos os consumidores interessados poderão adquirir o serviço da Starlink Internet por satélite, no entanto, terão que adquirir algum hardware. Este consiste em parabólica, tripé, router Wi-Fi e fonte de alimentação. O custo total deste equipamento é de 499 euros. Associado a este valor, existe um custo de 61 euros de portes de envio do equipamento, sendo o valor total de 560 euros.

starlink-internet-por-satelite
Satélites para fornecimento de Internet

Para além deste custo inicial com o hardware, existe uma mensalidade de 99 euros por mês, para um acesso à Internet entre os 50 a 150 Mbps e uma latência entre os 20 e os 40ms. Estas serão as velocidades numa primeira fase, mas de futuro serão maiores.

A velocidade, latência e disponibilidade irão melhor dramaticamente. A empresa também informa que poderão existir breves períodos sem qualquer conexão.

Internet por satélite da SXPT em Portugal

Em abril, a SpaceX já havia criado a empresa SXPT em Portugal para fornecimento de serviço de Internet via satélite. Esta informou que iria ter capacidade de fornecer Internet a 50.000 utilizadores.

De acordo com a Anacom, a empresa estima atingir 16.000 clientes até ao final de 2021. O serviço estará disponível até final de Junho.

1800 satélites lançados

A disponibilidade do serviço a nível mundial está dependente da aprovação dos órgão de comunicação de cada país.

Lançamos com sucesso cerca de 1.800 satélites e assim que todos esses satélites atinjam a sua órbita operacional, teremos uma cobertura global, o que deve acontecer por volta Setembro.

Shotwel em conferência on-line, segundo a agência Reuters.

O objectivo da empresa é lançar cerca de 12.000 satélites e alcançar velocidades acima de 1 Gb/s (Gigabit por segundo).

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Para continuar a navegar no website da Nerd Mag deves desligar o AdBlock. A única forma de podermos existir e dar-te informação é com a receita efetuado através dos banners de publicidade no site. Obrigado