Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
TECNOLOGIA

Starlink Internet por satélite de Elon Musk disponível em Portugal

Starlink, internet por satélite da empresa do grupo Spacex fundada pelo Elon Musk, já está a fornecer serviço em Portugal desde final de Junho deste ano.

De acordo com o site da empresa, todos os consumidores interessados poderão adquirir o serviço da Starlink Internet por satélite, no entanto, terão que adquirir algum hardware. Este consiste em parabólica, tripé, router Wi-Fi e fonte de alimentação. O custo total deste equipamento é de 499 euros. Associado a este valor, existe um custo de 61 euros de portes de envio do equipamento, sendo o valor total de 560 euros.

starlink-internet-por-satelite
Satélites para fornecimento de Internet

Para além deste custo inicial com o hardware, existe uma mensalidade de 99 euros por mês, para um acesso à Internet entre os 50 a 150 Mbps e uma latência entre os 20 e os 40ms. Estas serão as velocidades numa primeira fase, mas de futuro serão maiores.

A velocidade, latência e disponibilidade irão melhor dramaticamente. A empresa também informa que poderão existir breves períodos sem qualquer conexão.

Internet por satélite da SXPT em Portugal

Em abril, a SpaceX já havia criado a empresa SXPT em Portugal para fornecimento de serviço de Internet via satélite. Esta informou que iria ter capacidade de fornecer Internet a 50.000 utilizadores.

De acordo com a Anacom, a empresa estima atingir 16.000 clientes até ao final de 2021. O serviço estará disponível até final de Junho.

1800 satélites lançados

A disponibilidade do serviço a nível mundial está dependente da aprovação dos órgão de comunicação de cada país.

Lançamos com sucesso cerca de 1.800 satélites e assim que todos esses satélites atinjam a sua órbita operacional, teremos uma cobertura global, o que deve acontecer por volta Setembro.

Shotwel em conferência on-line, segundo a agência Reuters.

O objectivo da empresa é lançar cerca de 12.000 satélites e alcançar velocidades acima de 1 Gb/s (Gigabit por segundo).

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Para continuar a navegar no website da Nerd Mag deves desligar o AdBlock. A única forma de podermos existir e dar-te informação é com a receita efetuado através dos banners de publicidade no site. Obrigado