TECNOLOGIA

O que é spoofing?

Na Internet, uma das práticas mais comuns há vários anos é o spoofing, sendo que inclui diversos métodos utilizados por hackers ou outros criminosos que desejam obter dados específicos, “conquistar” um PC ou uma rede. Connosco, fica a saber o que é spoofing e como te podes proteger dele!

Conceito

O termo spoofing advém do inglês. A palavra “spoof” significa “imitar” ou “fingir” e não tinha uma conotação negativa. Mas, com a introdução das tecnologias, esta palavra assumiu o significado de “falsificação”. O spoofing é usado sob diversos métodos e diferentes finalidades, tais como obter DNS, IP, emails, entre outros.

Na situação de um ataque DNS, esta técnica também é conhecida como “cache poisoning” (tradução livre “envenenamento de cache”) resulta num ataque DDoS contra os servidores DNS utilizando um botnet. Quando à utilização desta “falsificação” nos emails, fica a saber que é difícil de reconhecer a ação maliciosa até mesmo pelos profissionais. Hoje em dia, a principal intenção do hacker é obter os dados da conta bancária do utilizador do email e esta ação  também é conhecida como phishing.

Como me proteger

É fundamental saberes como te protegeres do spoofing. Aconselhamos que tenhas o máximo de informação do teu lado, antes de fazeres determinada ação. Esta será a tua primeira linha de defesa! Assim, para reconhecer os padrões, certifica-te que o domínio associado ao endereço de email está correto e desconfia sempre de mensagens que te pedem dados pessoais e passwords. E, o mais importante, se não tiveres segurança sobre a origem das mensagens, NUNCA abras. Evita clicar nos links contidos no corpo da mensagem, uma vez que é o suficiente para “entrarem” no teu computador. Também aconselhamos que instales um programa de antivírus que te ajude a analisar, com frequência, todos os ficheiros contidos no teu computador. Está sempre atento e não ajas por impulso!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Para continuar a navegar no website da Nerd Mag deves desligar o AdBlock. A única forma de podermos existir e dar-te informação é com a receita efetuado através dos banners de publicidade no site. Obrigado