SOCIAL

Signal destaca-se da concorrência após atualizar as suas chamadas de vídeo em grupo

Após o Covid-19, muitos de nós têm o hábito de comunicar de forma direta através de serviços de mensagens instantâneas. Como o nosso tempo é escasso, algumas aplicações permitem criar grupo com um determinado número de participantes e, muitas vezes, isso não combina com privacidade. Mas, agora, o Signal destacou-se da concorrência e trouxe uma atualização de peso.

Chamadas de vídeo criptografadas

A combinação de um volume grande de utilizadores com segurança das chamadas cifradas é um grande desafio técnico. No entanto, quase todos os serviços de mensagens instantâneas já incluem chamadas de vídeo em grupo criptografadas mas para um pequeno número de utilizadores. Agora, o Signal possibilitou esta técnica para um limite máximo de 40 utilizadores. Só para teres noção, no Telegram e WhatsApp, o número máximo de utilizadores é 8! Acima desse número, a segurança nessas aplicações fica comprometida.

Solução alternativa

Para continuar a assegurar privacidade a um maior número de utilizadores, o Signal apostou numa abordagem intitulada Selective Forwarding. Esta técnica pressupõe que os servidores que enviam o áudio e o vídeo dos clientes, não o alterem nem o leiam. Desta forma, o Signal consegue ter uma maior escalabilidade e o número de clientes continua a crescer exponencialmente. Resta saber se as outras aplicações de mensagens vão tentar encontrar uma solução idêntica.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Para continuar a navegar no website da Nerd Mag deves desligar o AdBlock. A única forma de podermos existir e dar-te informação é com a receita efetuado através dos banners de publicidade no site. Obrigado