TECNOLOGIA

O que é o ray tracing?

Gostas de jogar? Certamente que já ouviste falar de ray tracing e ficaste curioso para saber o que significa, não foi? Acompanha-nos ao longo deste artigo e conhece um pouco desta técnica que é usada no mundo da computação gráfica e nos videojogos.

Conceito

Ray tracing é uma tecnologia que aplica uma técnica de iluminação que oferece um visual realista em ambientes virtuais. No fundo, esta tecnologia aproveito o máximo do potencial de uma placa gráfica e utiliza o ray tracing para proporcionar ao utilizador a sensação de que ele próprio se encontra dentro do jogo. Em vez de criar uma luz de forma pré-programada durante o desenrolar do jogo, com esta tecnologia é traçado o caminho da luz simulado. Cada vez que a luz rebate sobre os objetos, “interage” comas suas propriedades.

Importância desta técnica

Com esta tecnologia de renderização 3D extremamente realista, aqueles jogos com pouco nível de detalhes (exemplo do Minecraft) ficam com um visual mais realista em determinadas ocasiões. Mas, não penses que o comportamento da luz é fácil de simular! Em algumas consolas da última geração (exemplo da Playstation 5 e da Xbox Series X), os hardwares serão colocados em prova até ao seu limite para assegurar o máximo de desempenho com esta tecnologia. É consumido imensos recursos, logo é imprescindível um grande poder computacional.

O jogo Battlefield V usa o racing tracing combinado com técnica de iluminação tradicionais e reservam a verdadeira tecnologia somente para determinadas superfícies, tais como metais ou poças. Desta forma, o jogador tem a possibilidade de observar o reflexo de terrenos em aviões, das tropas na água e, inclusivamente, o reflexo de explosões na pintura de um veículo. Ora, como estão somente a “fingir” as luzes, o resultado nem sempre é satisfatório, embora haja muito esforço! Já conhecias esta tecnologia?

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Para continuar a navegar no website da Nerd Mag deves desligar o AdBlock. A única forma de podermos existir e dar-te informação é com a receita efetuado através dos banners de publicidade no site. Obrigado