HARDWARE

O que é memoria cache do processador?

Quando acedes a uma aplicação ou uma página da Internet, já pensaste como funcionam os equipamentos móveis e os computadores? Para tudo funcionar corretamente, todos os processos estão repletos de tecnologia e, hoje, vamos indicar-te o que é memoria cache do processador, uma das grandes estruturas digitais!

Memoria

Nos equipamentos móveis e computadores há uma espécie de biblioteca que apelidamos de cache ou memoria cache. A sua funcionalidade é armazenar informação, dados e processos temporários que sejam acedidos com alguma frequência. De forma a resolver as limitações causadas pela memória RAM, este tipo de armazenamento atua junto com o processador.

Para simplificar a explicação, imagina que queres aceder a uma loja online de roupa. Para satisfazer a tua necessidade, o processador “socorre-se” junto da memoria cache, onde se encontra armazenada toda a estrutura da página virtual. Se o processador recorresse junto da memória RAM leva imenso tempo!

Níveis de memória

Em conclusão, a memoria cache do processador é uma biblioteca que oferece rapidamente informação aos equipamentos eletrónicos para que tudo funcione perfeitamente, sem grandes demoras. E é dividida em três categorias: L1 (mais próximo), L2 e L3 (mais distante). Ora, essa divisão é classificada consoante a distância até à memória RAM.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Para continuar a navegar no website da Nerd Mag deves desligar o AdBlock. A única forma de podermos existir e dar-te informação é com a receita efetuado através dos banners de publicidade no site. Obrigado