Quando acedes a uma aplicação ou uma página da Internet, já pensaste como funcionam os equipamentos móveis e os computadores? Para tudo funcionar corretamente, todos os processos estão repletos de tecnologia e, hoje, vamos indicar-te o que é memoria cache do processador, uma das grandes estruturas digitais!
Memoria
Nos equipamentos móveis e computadores há uma espécie de biblioteca que apelidamos de cache ou memoria cache. A sua funcionalidade é armazenar informação, dados e processos temporários que sejam acedidos com alguma frequência. De forma a resolver as limitações causadas pela memória RAM, este tipo de armazenamento atua junto com o processador.
Para simplificar a explicação, imagina que queres aceder a uma loja online de roupa. Para satisfazer a tua necessidade, o processador “socorre-se” junto da memoria cache, onde se encontra armazenada toda a estrutura da página virtual. Se o processador recorresse junto da memória RAM leva imenso tempo!
Níveis de memória
Em conclusão, a memoria cache do processador é uma biblioteca que oferece rapidamente informação aos equipamentos eletrónicos para que tudo funcione perfeitamente, sem grandes demoras. E é dividida em três categorias: L1 (mais próximo), L2 e L3 (mais distante). Ora, essa divisão é classificada consoante a distância até à memória RAM.