HARDWARE

O que é um notebook?

Hoje em dia, um notebook possui imensas capacidades de armazenamento e processamento, muito próximas aos desktops. Isso permite-lhes garantir funções de multimédia de alta tecnologia, tais como o processamento de imagens em 3D e desfrutar do nosso tempo livre num videojogo. Mas, afinal, o que é um notebook?

Computador portátil

Em relação a um desktop, este tipo de computador tem as seguintes vantagens: tamanho e mobilidade. Como é possível transportar o computador, por norma, o preço é mais elevado para desempenhos um pouco inferiores. No entanto, a sua particularidade é facilmente conetar-se a um Wi-Fi e o equipamento andar contigo para qualquer lado, espaços públicos ou qualquer parte da casa.

Este tipo de computador portátil tem algumas desvantagens: a pouca possibilidade de conetar dispositivos externos e a configuração material do equipamento é muito menos flexível. Como é um equipamento que ocupa pouco espaço, grande parte dos componentes integrados neste portátil encontram-se integrados e não podem ser substituídos (com tanta facilidade). E, algum componente necessitar de substituição, tenta encontrar peças que sejam compatíveis para evitares conflitos de hardware.

Ecrãs e discos rígidos

Na generalidade, os ecrãs destes dispositivos são planos e incluem a tecnologia TFT (Thin Film Transistor), sendo de matriz ativa. O que isso significa? Cada pixel é controlado individualmente e isso permite que obtenhas maior fluidez. Em relação ao disco rígido convém teres atenção ao desempenho para evitares surpresas. Além disso, também é importante a sua capacidade (expressa em gigabytes), a qual determina a quantidade de dados que podes armazenar neste equipamento.

Na hora da aquisição de um notebook, valida se necessitas de um equipamento com maior performance ou um equipamento que ocupe pouco espaço e seja passível de ser transportado para qualquer lado. É importante tomares esta decisão antecipadamente e, não te esqueças, de considerar a sua utilidade a médio/longo prazo!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Para continuar a navegar no website da Nerd Mag deves desligar o AdBlock. A única forma de podermos existir e dar-te informação é com a receita efetuado através dos banners de publicidade no site. Obrigado