TECNOLOGIA

O que é o metaverso?

No ano 2021, o Facebook anunciou o objetivo de que se iria tornar uma empresa de metaverso. A partir desse momento, essa palavra suscitou muitas dúvidas sobre o seu real significativo e é desconhecida pelo público em geral. Já há vários produtos e projetos que empregam isso, mas não é um termo conhecido no dia-a-dia das pessoas. Afinal, o que é o metaverso?

Conceito

De acordo com o professor Luli Radfahrer, esta ideia não é algo novo. “É um termo que surge na década de 1980 da literatura cyberpunk, com o livro ‘Snow Crash’”, confirma. Na verdade, o metaverso é uma ideia que representa a possibilidade de aceder a uma “realidade paralela”, ou seja, não é algo real, mas que procura oferecer a sensação de realidade aos utilizadores. Este conceito surgiu com os videjogos.

A tecnologia só dá certo se tem uma aplicação essencial, e para o metaverso, é o jogo, pois faz sentido uma imersão noutro mundo, interagir com as pessoas. Já existe há muito tempo, uma espécie de metaverso. Quando a internet se popularizou na década de 1990, existiam várias tecnologias que, em teoria, permitiriam o metaverso, em especial voltado para realidade virtual, criação de espaços 3D, mas não deu certo. No começo do século 21, teve o Second Life, muitas empresas gastaram fortunas para estar nele, e era um metaverso.

Luli Radfahrer

Futuro

Atualmente, as gigantes da tecnologia estão a investir numa realidade virtual e, inclusivamente, no próprio metaverso, nomeadamente a Microsoft e o Facebook. Estes avanços permitirão que o utilizador obtenha equipamento com maior realidade virtual, que alcancem um público maior e que haja um aperfeiçoamento da parte visual, resultando num aumento do grau de realismo. Desta forma, as pessoas serão atraídas para a realidade virtual e irão começar a criar avatares para interagir com amigos, na escola, em reuniões, etc.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Para continuar a navegar no website da Nerd Mag deves desligar o AdBlock. A única forma de podermos existir e dar-te informação é com a receita efetuado através dos banners de publicidade no site. Obrigado