Nem todas as pessoas conseguem aceder ao sistema operativo da Apple como desejavam, especialmente os familiares de pessoas falecidas. Há imensas situações em que pais e filhos enviaram à Apple pedidos desesperados para facilitar o acesso à informação. Perante este caso sensível, a Apple acrescentou uma grande novidade na próxima versão do iOS.
Direito de sobrevivência
Com o iOS 15.2 haverá a opção “Contato de Legado”, a partir da qual a Apple permitirá que o utilizador possa transmitir os seus dados do iCloud a alguém da sua inteira confiança, após perder a vida. O serviço ficará disponível até 5 pessoas e chegará aos iPads, iPhones e Macs. Mas atenção, para ativares o “Legado Digital”, a Apple exige uma prova de óbito e uma chave de acesso.
Como ativar o Contato de Legado no iOS 15.2
Para ativares esta funcionalidade deverás seguir os seguintes passos:
- Num equipamento Apple, seleciona “Definições”, clica sobre o teu nome e, por fim, seleciona “Palavra-passe e segurança”
- Se fizeres através de um Mac, então vai a “Preferências do Sistema”, depois seleciona “ID da Apple” e, por fim, “Palavra-passe e Segurança”.
- Agora, em “Contato de Lega”, segue as instruções que te indicam e adiciona um contato.
- Podes notificar o teu contato e partilha uma chave de acesso através da aplicação Mensagens. Receberás uma notificação do teu contato, quer ele aceite ou rejeite. Se aceitar, uma cópia da chave de a cesso é automaticamente armazenada nas tuas definições de ID Apple.
Atenção, esta funcionalidade apenas estará disponível quando for feito o lançamento público da versão 15.2.