TECNOLOGIA

O que é um hacker?

Quando vês TV ou acedes à Internet, certamente já ouviste falar do termo hacker. Esta palavra é o nome que, por norma, as pessoas utilizam para identificar criminosos virtuais ou pessoas que tem a finalidade de fazer uma ação maliciosa. Identifica pessoas que têm imenso conhecimento sobre informática e que se aproveitam dos mesmos para roubar informação, dados de acesso, invadir computadores e, inclusivamente, fazer chantagens e outro tipo de ações maliciosas. No entanto, este significado não é o mais correto e há várias interpretações que suscitam dúvidas no público em geral.

Conceito

O termo hacker é usado para identificar pessoas que desenvolvem e modificam softwares e hardwares computacionais, com o objetivo de criar novas funcionalidade e/ou adaptar funcionalidades já existentes nos sistemas. Não estamos apenas a referir-nos a descobertas revolucionárias, mas qualquer tipo de novas funcionalidades. Na verdade, a nível empresarial, os hackers também são contratados para aplicarem o seu conhecimento e testarem vulnerabilidades dos sistemas de segurança. Assim, um hacker encontra falhas e propões correções, permitindo que os sistemas de uma empresa aumentem o nível de segurança.

História

Na década de 60, nos Estados Unidos, este termo surgiu com a palavra “hack”, a qual era utilizada para identificar uma solução inovadora para algum tipo de problema. Mas, com o passar dos anos, esta palavra começou a ficar associada aos programadores, visto que a profissão começou a ganhar enorme destaque em várias universidades do Mundo. Para não haver confusão do verdadeiro significado da palavra hacker, no ano 1995, surgiu o termo cracker. Mas, até ao momento, não houve aceitação dessa ideia e nem se ouve chamar um criminoso virtual a partir desse termo. Há quem já utilize “hacker do bem” para conseguir identificar uma pessoa com conhecimentos avançados na área computacional e não a maneira como os conhecimentos são utilizados.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Para continuar a navegar no website da Nerd Mag deves desligar o AdBlock. A única forma de podermos existir e dar-te informação é com a receita efetuado através dos banners de publicidade no site. Obrigado