Nas próximas semanas, a app WhatsApp vai possibilitar aos utilizadores, encriptar cópias de segurança das mensagens armazenadas na Cloud. Ora, isso é uma excelente novidade, uma vez que tornará as mensagens incompreensíveis para quem procura decifrar sem uma password.
Mensagem do cofundador e diretor-executivo do Facebook
O WhatsApp é o primeiro serviço global de mensagens desta dimensão a oferecer encriptação do início ao fim para as mensagens e cópias de segurança. Chegar a este ponto foi um desafio técnico muito difícil que exigiu uma estrutura completamente nova para o armazenamento de passwords e da cloud em vários sistemas operativos.
Mark Zuckerberg
Encriptação das comunicações
Há imenso tempo que o Facebook já criptografa as comunicações entre os utilizadores, com o objetivo do emissor e do recetor das mensagens, sejam os únicos que consigam interpretar e aceder às mensagens. Mas, dentro de pouco tempo, a aplicação de mensagens instantâneas incorporará um novo método de segurança. Fará cópias de segurança que são mantidas em serviços de armazenamento em nuvem, nomeadamente o iCloud (da Apple) e o Google Drive.
Permissões
Nenhum hacker ou potencial intermediário conseguirá obter as mensagens de utilizadores sem permissão, avança a WhatsApp. No entanto, esta opção terá que ser ativada e, a partir desse momento, será feita uma cópia de segurança e, nem empresas prestadoras de serviços na nuvem (como a Apple e a Google) nem a própria WhatsApp, poderão aceder às mensagens sem introduzirem uma password que permita compreendê-las.
Em 2014, a aplicação WhatsApp foi comprada pelo Facebook. Esta plataforma de mensagens instantânea tem mais de 2 mil milhões de utilizadores a nível mundial. Primeiramente, esta futura opção ficará disponível aos utilizadores de iOS e, só posteriormente, ficará disponível aos restantes utilizadores. Que achas desta nova funcionalidade de encriptar cópias de segurança?