TECNOLOGIA

Elon Musk e a revelação do Tesla Bot, um robô humanoide

Elon Musk, o CEO da Tesla, revelou no passado dia 19, o primeiro robô humanoide chamado Tesla Bot, que rodará na mesma IA usada pela frota de veículos autónomos da Tesla.

Não foi propriamente apresentada uma versão funcional durante esta revelação, mas sim uma dança feita por um artista vestido como um Tesla Bot.

Esta inesperada revelação foi feita no final da apresentação do Dia da IA ​​da Tesla, tendo Elon Musk fornecido apenas alguns detalhes acerca do robô, para além de alguns slides em PowerPoint. O robô irá medir cerca de 1,76m de altura, pesar cerca de 57kg e ser capaz de transportar até 20kg. Está a ser construído com “materiais leves” e em termos de movimentação, “tanto a nível mecânico como físico, todos poderão fugir dele e provavelmente dominá-lo”, segundo ele.

A cabeça do robô será equipada com câmeras do piloto automático usadas pelos veículos da Tesla para detetar o ambiente e engloba uma tela para exibir informações. Internamente, será operado por meio do computador Full Self-Driving da Tesla.

Detalhes robô Tesla Bot

Em tom de brincadeira, Musk diz que o protótipo está a ser desenvolvido “para ser amigável e navegar por um mundo criado para humanos”.

Após uma apresentação de 90 minutos, onde fez referência ao supercomputador Dojo, que ajuda os veículos a circular pelas ruas da cidade sem ajuda humana e a outras atualizações da IA, foi também apresentada a aparência do robô humanoide. Musk diz que “faz sentido colocar isso na forma humanoide”.

Devemos preocupar-nos com a IA, no entanto o que estamos a tentar fazer aqui na Tesla é tornar a IA útil que as pessoas adorem e que seja … inequivocamente boa.

Elon Musk

Um dos slides apresentados mencionava que o Tesla Bot eliminaria “tarefas perigosas, repetitivas e aborrecidas” tendo sido dado como exemplo, que o robô poderia ser instruído a ir a uma loja e comprar determinados produtos. Embora não seja uma tarefa particularmente perigosa, mas poderá ser repetitiva e enfadonha para muitos.

Musk, ousou também fazer algumas declarações acerca da visão futura do Tesla Bot e de como este irá mudar o futuro do trabalho.

Essencialmente, no futuro, o trabalho físico será uma escolha. Se você quiser, pode, mas não precisará.

Elon Musk

O lançamento do Tesla Bot poderá acontecer a qualquer altura no decorrer do próximo ano, indicando que a Tesla vai em breve posicionar-se no segmento dos robôs humanoides.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Para continuar a navegar no website da Nerd Mag deves desligar o AdBlock. A única forma de podermos existir e dar-te informação é com a receita efetuado através dos banners de publicidade no site. Obrigado