TECNOLOGIA

Bosch e a Universidade do Minho apresentam soluções tecnológicas inovadoras

A Bosch, em parceria com a Universidade do Minho, apresentou os resultados desta colaboração no evento “Next – Driving Tomorrow”. Para esta parceria de inovação nos domínios da mobilidade do futuro e transformação digital da indústria, contribuíram mais de 750 pessoas, entre as quais investigadores, alunos, professores, engenheiros, doutorandos e funcionários da Bosch.

Os resultados que hoje aqui apresentamos reforçam o valor estratégico que esta parceria teve, tem e queremos que continue a ter no futuro, não apenas ao nível da inovação, mas também da criação de emprego científico e qualificado. Desta parceria e das sinergias criadas entre a Bosch e a Universidade do Minho resultam soluções tecnológicas inovadoras que estão a redefinir a mobilidade e os veículos do futuro. Os resultados alcançados com as tecnologias desenvolvidas, o número de patentes registadas e a qualidade dos artigos científicos publicados consolidam a Bosch como estando na vanguarda da mobilidade do futuro e da transformação digital em Braga, e reforçam Portugal como um país de referência na inovação e no desenvolvimento da indústria automóvel. Para alcançarmos o que hoje apresentámos aqui, a parceria com a Universidade do Minho foi um fator determinante.

Representante da Bosch em Portugal e administrador técnico da Bosch em Braga, Carlos Ribas

Tecnologia

Desde 2013 que a colaboração destas entidades resultou em mais de 70 patentes e foram investidos mais de 165 milhões de euros, contando com o apoio financeiro do Governo. No evento que ocorreu no Altice Fórum Braga contou com a presença de Primeiro-ministro, António Costa, do Ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança e muito mais.

Estes resultados vêm demonstrar a justeza da visão de todos aqueles que, no Governo de Portugal, na Bosch e na Universidade do Minho, apostaram nesta parceria, proporcionando os meios necessários ao seu desenvolvimento, e também a qualidade das pessoas e das estruturas que lhe vêm dando corpo, em múltiplos projetos e iniciativas… mostram que a colaboração entre a Universidade e a Indústria tem todas as condições para ser, também em Portugal, um fator decisivo de modernidade e de progresso.

Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro

Projetos

Durante esta parceria desenvolveu-se soluções inovadoras, nomeadamente sensor Automotive Precise Positioning para a capacidade de localização, sensores LiDAR e de condição de piso para a capacidade de perceção a 360.º, sistemas de comunicações entre veículos e infraestruturas e sensores para a monitorização de condutor e passageiros no interior do veículo autónomo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Para continuar a navegar no website da Nerd Mag deves desligar o AdBlock. A única forma de podermos existir e dar-te informação é com a receita efetuado através dos banners de publicidade no site. Obrigado