No passado dia 2 de janeiro, um grupo de hackers atacou os sites do Grupo Impresa, nomeadamente o Expresso e a SIC. Ora, de acordo com as últimas informações, esse ataque eliminou todos os dados e registos históricos digitais. E, entretanto, para minimizar o impacto (ou esconder o que realmente aconteceu) foram disponibilizados sites temporários do Expresso e da SIC.
Ransomware
De acordo com o JN, os hackers destruíram todo o histórico de notícias armazenado nos servidores dos dois órgãos de Comunicação Social e não terá sido apenas um “ransomware tradicional”. Afinal, também os backups foram totalmente eliminados. As autoridades policiais estão cada vez mais atentas aos hackers, uma vez que é frequente computadores e servidores ficarem totalmente inacessíveis até que seja pago um resgate monetário.
Subscritores OPTO
Alguns subscritores da plataforma de streaming da SIC , Opto chegaram a receber mensagens, levando-os a cancelarem as suas autorizações de débito automático. Havia rumores de que Rui Pinto, o pirata informático dos Football Leaks, estaria envolvido nestes ataques, mas já foi desmentido!
“Só uma mente muito retorcida consegue fazer uma ligação entre o tipo de crimes… ataques devastadores de ransomware como o que atingiu a Impresa, e que nos últimos meses inoperabilizou hospitais, oleodutos e outros sectores estratégicos de vários países”